Atualmente, existem diversos tipos de eventos corporativos, desde os mais tradicionais e comuns até aqueles mais diferentes e com atividades um tanto quanto irreverentes para estes eventos.
Na verdade, estas atividades promovem um maior engajamento do público ao aumentar sua concentração e a aproximação das marcas com o público. Mas essas atividades só são válidas a depender do público a que elas são destinadas, pois conforme o foco, elas realmente não fazem sentido.
Por isso mesmo existem diversos eventos corporativos com as mais variadas funções, para sanar melhor suas dúvidas e te ajudar a definir qual o melhor evento para sua empresa. Vamos lá?
Tipos de eventos corporativos
Os eventos corporativos, como dito anteriormente, tem como objetivo promover a interação entre os participantes, que podem ser utilizados para trazer conhecimento ao público, desenvolver o relacionamento com clientes e parceiros ou anunciar novidades.
Por isso mesmo há uma grande variedade de eventos, confira alguns:
Congressos
Estes são grandes eventos que acontecem em determinado período. Normalmente esse prazo dura uma semana, mas pode ser menos tempo.
Durante esse processo, podem ocorrer várias atividades, que englobam palestras, mesas redondas, simpósios, debates e muito mais!
O principal objetivo de um congresso é o enriquecimento científico e cultural dos participantes, por isso mesmo, eles costumam reunir entidades, universidades e demais órgão de peso sobre os temas abordados nele.
Convenções
Elas são muito semelhantes aos congressos, mas com a principal diferença de envolver uma participação mais intensa dos presentes.
Por isso mesmo, são muito utilizadas para promover encontros com os colaboradores de uma empresa, principalmente com as equipes de vendas.
Existem diferentes subcategorias de convenções, e cada uma tem um foco diferente. Desde promover um novo produto ou serviço, as de congraçamento, comemorativas, de final de ano e muito mais.
Para isso, é comum que haja premiações e outras formas de valorização dos profissionais que se destacaram no trabalho.
Por fim, o encerramento desses eventos costumam ser marcantes, inesquecíveis, devido a isso, é muito comum que elas ocorram em cidades turísticas, para proporcionar esses momentos de lazer entre os participantes.
Seminário
O objetivo dos seminários é fazer os participantes desenvolverem novas capacidades e se informem sobre o tema abordado.
Uma característica muito importante é que eles costumam seguir uma metodologia mais elaborada. Isso porque, esses encontros ocorrem com o objetivo de fazer uma análise aprofundada sobre um tema e a interpretação de fenômenos e dados sob um ângulo científico, experimental e humano.
Eles costumam ter debates seguidos de exposição, discussão e conclusão, mesmo que elas não sejam definitivas. Elas são ótimas para fazer com que seus colaboradores ampliem sua visão de mundo e tragam novas ideias, desde, é claro, que o tema a ser debatido faça sentido com suas respectivas funções.
Oficinas e workshops
Eles são muito semelhantes a cursos, porém, possuem um foco muito maior na interação ativa dos participantes e em ser algo muito mais prático que teórico.
Com isso, há uma exposição inicial de conteúdo, seguida de uma discussão, de prática em grupos e a etapa de conclusão.
Dessa forma, a vivência e experiência absorvida se torna muito útil e eficiente nos treinamentos pessoais. Pois o conhecimento é absorvido por meio de uma experiência conjunta, o que facilita a fixação do conteúdo.
Eles têm uma curta duração, geralmente de dois turnos ou quatro horas, sempre com intervalo no meio, que ajuda a descontrair, incluindo no networking.
Para incentivar ainda mais as pessoas a participarem, é bacana deixar bem claro a emissão de certificados, que ajudam a atrair a atenção principalmente de um público mais jovem e universitário.
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