Diferente das viagens nacionais, as viagens realizadas além das fronteiras do Brasil precisam de uma atenção especial. Por isso, hoje vamos te ajudar com um checklist de viagem internacional, com todos os documentos que você precisa providenciar para que tudo saia conforme o planejado.
Esquecer algum item ou até não saber da obrigatoriedade de alguns deles pode causar muita dor de cabeça. Então, leia com atenção e já anote um por um para não ser pego de surpresa antes, durante ou depois da viagem, ok?
Documentos para embarque internacional
Assim que decidir viajar, a dica é separar uma pasta com todos os documentos necessários e ser o mais organizado possível. Pois isso facilitará na hora de você apresentá-los no embarque, ainda mais se estiver viajando com mais pessoas.
Dito isso, vamos ao que interessa:
RG e CPF
Muitas pessoas pensam que o primeiro item do checklist de viagem internacional é o passaporte, mas saiba que nem todos os países exigem que o turista brasileiro o apresente. Um exemplo disso são os destinos que fazem parte do acordo Mercosul, como Uruguai, Chile, Peru, Argentina e outros da América do Sul.
Portanto, se a sua viagem é aqui mesmo, em nosso continente, o RG é o primeiro da sua lista de documentos. Mas fique atento, porque ele deve estar em bom estado de conservação, para facilitar a identificação. Ainda, a validade do documento para viagens internacionais precisa ser de uma expedição com menos de 10 anos.
Já o CPF não é um documento aceito para identificar o passageiro durante o processo de embarque, pois ele não possui foto. Sendo assim, não vale de nada.
Passaporte
Agora, se o destino da sua viagem internacional se encontra além das fronteiras do nosso continente, você vai precisar do passaporte. Seja para turistar pela Europa, Ásia ou qualquer outra parte do globo.
O passaporte é um documento de viagem aceito no mundo inteiro, e serve para identificar o viajante em outros países. Nele, ficam registradas entradas e saídas em cada país, além dos vistos de autorizações.
O ideal é que o documento tenha uma validade superior a 6 meses na data da sua viagem, portanto, não esqueça de verificar a validade do seu.
Quem ainda não o possui, nada de desespero. Pois as etapas para tirá-lo são bem simples e podem ser feitas pelo próprio viajante. Ele é emitido pela Polícia Federal e, atualmente, custa R$257,25 na primeira emissão.
Visto
Ao mesmo tempo que alguns países não exigem nem passaporte para entrar em suas terras, também existem aqueles em que o visto é obrigatório.
O visto é uma autorização para entrar, permanecer ou sair de um determinado país. Então, se você está planejando a sua primeira viagem internacional para algum destino em que ele é obrigatório, a dica é: comece por ele, pois o processo pode ser demorado.
Os países que exigem visto para brasileiros são Egito, Japão, Canadá, Estados Unidos, México e Austrália. Sendo assim, depois de verificar se há a necessidade deste documento no país escolhido, já dê entrada no seu antes mesmo de garantir a passagem aérea.
Vale destacar que para os países europeus que não fazem parte do Espaço Schengen, como Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte e outros, o visto é concedido no aeroporto de chegada. Por outro lado, se a intenção é visitar os EUA ou Canadá, o visto é feito ainda no Brasil.
Mas não se preocupe, porque nossa equipe pode te ajudar neste processo. Para saber mais, entre em contato, será um prazer te auxiliar.
Certificado Internacional de Vacinação
Para entrar em alguns países, o Certificado Internacional de Vacinação é imprescindível.
Embora a exigência do documento tenha se intensificado por conta da pandemia do novo coronavírus, ao contrário do que muitos pensam, ela nunca deixou de ser indispensável.
Em resumo, o Certificado Internacional de Vacinação é o que comprova, internacionalmente, a vacinação contra diversos tipos de doenças, como meningite, poliomielite e febre amarela. Sendo assim, ele é importantíssimo nos países que só liberam a entrada em seu território mediante sua apresentação.
Austrália, China, Colômbia, Bahamas, Rússia e Egito são alguns que o exigem. A lista é grande, mas para descobrir se o país que você escolheu para viajar exige o certificado, basta acessar o site da Anvisa, clicando aqui.
Viagem internacional: comprovantes
Outro cuidado muito importante para não ter problemas com a imigração, é apresentar os comprovantes de voos e hospedagem.
Caso você fique hospedado na casa de parentes ou amigos, apresente também uma carta-convite assinada pela pessoa que te receberá. Pois todas essas exigências são necessárias para que a imigração tenha certeza da sua permanência temporária no país.
Então, guarde os “comprovantes” e deixe-os na sua bolsa durante toda a viagem.
Seguro-viagem
Para fechar o checklist de viagem internacional, o seguro-viagem! Este é, de longe, um item de prioridade.
Em alguns países, o seguro-viagem é obrigatório e você deve contratar uma cobertura mínima de acordo com a exigência do destino escolhido. Mas embora muitos países não o exijam, é fundamental que você contrate um. Isso porque, é ele que garante a sua segurança ao longo de toda a viagem.
São diferentes tipos de cobertura, desde as que englobam assistências médico-hospitalares até emergências, como extravio de bagagem e proteção em casos de acidentes pessoais.
Atualmente os seguros estão cada vez mais acessíveis, além de que você pode personalizar as coberturas de acordo com suas necessidades. Então, garanta o seu!
Gostou do nosso checklist de viagem internacional?
Agora que você conferiu todos os documentos necessários para o embarque internacional, que tal planejar a sua viagem com a gente? Apesar do tema de hoje ser específico, uma viagem ao exterior requer ainda alguns outros detalhes, como o planejamento!Nós, da Foccus Turismo e Eventos, temos uma consultoria de viagem completa para te ajudar nesta jornada. Entre em contato e converse com a nossa equipe.