Um almoço de negócios vai muito além do que uma simples refeição. Pois é uma alternativa às reuniões formais que muitos empresários utilizam para engajar clientes, fornecedores, investidores e até mesmo a equipe. Por outro lado, para que ele seja um sucesso, é preciso se atentar a alguns detalhes que fazem toda a diferença.
Do comportamento à mesa até o limite de aproximação, as regras sociais também se aplicam nesta estratégia. Então, para que o seu almoço de negócios seja bem-sucedido, listamos algumas dicas valiosas para te ajudar nesta missão. Confira a seguir:
#1 Seja criterioso na escolha do restaurante
Este é o primeiro passo, pois além da qualidade do atendimento e das refeições, você também deve prezar pela estrutura do restaurante. Isso porque, alguns detalhes impactam diretamente no desempenho da reunião, como por exemplo: sua internet móvel pode falhar, você precisa carregar seu celular ou notebook, entre outros imprevistos.
Portanto, é fundamental prestar atenção se o estabelecimento disponibiliza internet wi-fi de qualidade e possui tomadas próximas às mesas. Ainda, a ambientação deve ser tranquila, sem barulhos que possam interferir na conversa dos integrantes.
#2 Chegue antes
Ser pontual é bom, mas chegar dez minutinhos antes é o que há, principalmente se você é o “anfitrião” do almoço de negócios. Além de causar uma boa impressão, também vai poder perceber o tipo de ambiente antes da chegada dos convidados. Certifique-se de que há cadeira para todos e, à medida que as pessoas forem chegando, não esqueça de cumprimentá-las com um aperto de mão firme, mas amigável.
#3 Se antecipe no que vai pedir
Saber com antecedência o que vai pedir é extremamente importante, já que você não perde tempo com as indecisões. A dica é escolher uma refeição mais tradicional, leve e que seja do seu agrado. Nada de pratos mais “difíceis” de comer, porque muito provavelmente você terá que se comunicar e comer ao mesmo tempo.
Portanto, elimine tudo o que possa atrapalhar esse momento.
#4 Atenção na escolha das bebidas
Você tem muitas outras ocasiões para degustar um vinho, uísque ou qualquer outra bebida alcoólica, então, deixe para o momento oportuno. Não que seja proibido, mas o que importa é focar no objetivo e não desviar da conversa principal.
Caso todos decidam tomar alguma coisa, uma taça de champanhe por exemplo, obviamente que um brinde pode ser apropriado no momento. Mas somente isso! Afinal, você não vai querer mostrar que perde o controle na hora de beber, falta algo ou faz piadas sem graça, certo? Profissionalismo acima de tudo.
#5 Inicie o almoço de negócio falando de assunto informais
Certamente essa é uma dica de ouro, pois nada melhor que “quebrar o gelo” antes de ir direto ao ponto. Sabemos que um almoço de negócios é para negócios, mas todas as relações empresariais, contratos e parcerias são feitas por pessoas. Sendo assim, aja naturalmente como uma.
Inicie a conversa com assuntos mais informais, pesquise um ponto em comum e fale sobre ele. Se for o caso, monte um roteiro de assuntos mais genéricos adaptados à realidade desse profissional, assim fica muito mais fácil entrar no clima e partir para o tema principal.
Uma boa opção é utilizar o cargo como um gatilho mental, já que, às vezes, o tipo de conversa muda de acordo com o cargo que ele ocupa.
#6 Deixe o notebook, tablet e/ou celular de lado
Nada se compara a uma conversa olho no olho, concorda? Então, num primeiro momento, deixe os eletrônicos de lado. Caso isso não seja possível, confira se o seu material está em bom estado, limpo e em perfeito funcionamento. Sim, a limpeza é levada em consideração quando o assunto é conquistar novas parcerias, ok?
Muitos podem achar uma coisa fútil, mas o sucesso de um almoço de negócios está nos detalhes.
#7 Se ofereça para pagar a conta
Não é via de regra, mas normalmente quem convida paga a conta. E vamos combinar que, neste caso, pode ser que essa gentileza traga resultados ainda mais satisfatórios.
Além disso, em uma reunião de trabalho pode ser constrangedor ter que cobrar os convidados. Mesmo que a conta tenha dado um pouco mais do que você imaginava, enxergue isso como um investimento.
Uma boa opção para arcar com estes eventos é ter um cartão corporativo, assim você não precisa “tirar do seu bolso”.
#8 Foque no objetivo, mas não seja tão direto
Assim como tudo na vida, o ponto-chave de um almoço de negócios está no equilíbrio. Ou seja, é preciso saber levar a reunião de maneira objetiva, mas sem falar dos valores que você vai cobrar e serviços que serão prestados. Embora esses itens também sejam importantes, lembre-se que nem tudo é dinheiro e que ser cordial é imprescindível.
Gostou das dicas? Compartilhe com seus colegas!
Percebeu o quanto cada detalhe é importante na hora de promover um almoço de negócios? Num primeiro momento pode ser difícil lembrar de todas as dicas, mas temos certeza que com o tempo você conseguirá adequá-las para esse modelo de reunião.
Agora, se você precisa reunir seus convidados num almoço de negócios, ou até mesmo participar de algum fora da sua cidade, deixe que a nossa equipe planeje a sua viagem! Afinal, somos especialistas quando o assunto são viagens corporativas.
Entre em contato e saiba tudo o que podemos fazer por você e pela a sua empresa!