(71) 99977-1718 vendas@foccusturismo.com.br

Como evitar o jet lag em viagens corporativas

Seja de lazer ou a trabalho, viajar é uma das melhores coisas da vida, se não a melhor! Mas embora essa seja uma opinião particular nossa, a certeza que temos é que toda e qualquer viagem pode ser incrível e repleta de novas experiências quando planejada do jeito certo! 

Por outro lado, não podemos negar que, a depender do destino, nosso corpo pode enfrentar certos problemas em relação ao nosso horário biológico e o horário do lugar onde estamos. Essa situação é normal em viagens mais longas e tem um nome específico: jet lag.

E quando falamos em viagens corporativas, tudo o que queremos é minimizar ao máximo os possíveis desconfortos, não é mesmo? Afinal, o foco é manter o rendimento do início ao fim da viagem para atingir o objetivo desejado.

Por isso, hoje vamos te explicar o que é o jet lag, e também daremos algumas dicas sobre como amenizar os efeitos deste problema durante a sua viagem a negócios. Boa leitura!

O que é jet lag?

O termo “jet lag” não tem uma tradução literal, mas a expressão que mais se aproxima, em português, seria “descompensação horária”. Os médicos chamam de dissincronose. 

Ele ocorre quando o nosso relógio biológico não bate com o horário real do lugar onde estamos. Ou seja, é como se fosse uma “fadiga” ou “ressaca” de viagem. 

Isso se dá porque, enquanto estamos no conforto de dentro de um avião, assistindo algum filme ou comendo alguns aperitivos, do outro lado da janela, estamos cruzando diversos fusos-horários até chegar ao nosso destino escolhido. Dessa forma, podemos voltar ou adiantar o horário e, dependendo do trajeto, até mesmo voltar ou pular um dia! Sim, caro viajante, é pura física!

Com isso, o dia passa mais rápido, o ciclo natural de dia/noite é quebrado e o nosso relógio biológico fica sem saber o que fazer. Em outras palavras, ele fica perdido!

Quando isso acontece, nosso corpo fica desregulado e sofre diversos efeitos colaterais, os quais destacamos a seguir. 

Sintomas do jet lag 

Os sintomas são variados, no entanto, os mais comuns dentre eles são:

  • Problemas digestivos;
  • Variações de humor; 
  • Sonolência durante o dia e insônia durante a noite; 
  • Irritação na pele;
  • Náuseas e vômitos; 
  • Falhas bruscas de memória (perda de memória recente); 
  • Dor de cabeça;
  • Dor no corpo e fadiga muscular. 

Geralmente, as pessoas que mais sofrem com eles são os jovens. Cerca de 40% dos viajantes de até 40 anos relatam sofrer os efeitos de jet lag em suas viagens internacionais.

Ao contrário do que muitos pensam, o jet lag não é um problema incomum. Pois como dissemos anteriormente, isso tudo acontece porque o nosso relógio funciona de acordo com o fuso de onde estamos, e como tudo na vida, ele também necessita de um tempo para se acostumar com o local onde estamos. 

Todos os animais da Terra possuem um relógio que funciona 24 horas por dia, sendo assim, neste ciclo todo é óbvio que vamos sentir a necessidade de comer, dormir, acordar e etc. 

Digamos que uma pessoa que mora no Rio de Janeiro, por exemplo, siga o fuso que opera na cidade. Quando ela atravessa o mundo e vai até a Austrália (que está 14 horas à frente), seu relógio continuará operando com o tempo do RJ.

É confuso? É! Mas deu para entender meio por cima, né? Agora, a seguir vamos conferir como amenizar os sintomas do jet lag!

Como amenizar os sintomas do jet lag 

Se você viaja a negócios, sofrer de jet lag é um verdadeiro pesadelo. Afinal, eles tiram completamente o nosso foco. Por isso, aqui vai uma dica: faça tudo o que estiver ao seu alcance para evitar os sintomas, caso contrário, sua viagem pode ser prejudicada. 

Em primeiro lugar, boas noites de sono são imprescindíveis. Se possível, uns três ou quatro dias antes da viagem, tente dormir duas horas antes — ou depois —, para ficar mais próximo do horário do seu destino. Ah, e nada de ficar no celular antes de dormir, hein? 

Vamos exemplificar: Nova Iorque está duas horas atrás do nosso fuso horário. Então, se aqui for 18h, lá ainda é 16h. Dessa forma, antes de embarcar para lá, procure deitar duas horas mais cedo para não sofrer tanto com a “ressaca” da viagem. 

Outro exemplo: Londres se encontra 3 horas à nossa frente, se aqui é 18h, lá são 21h. Então, durma mais tarde do que o costume, e assim sucessivamente. 

Mais uma dica de ouro é em relação à alimentação. Isso porque, o relógio biológico é essencial para nosso sistema digestivo e cabe a nós garantir que ele não trabalhe dobrado antes de uma longa viagem, né? 

Portanto, coma alimentos mais leves, beba bastante água durante o voo e evite refeições pesadas. Ainda, evitar bebidas alcoólicas e cafeína também podem ajudar nesse processo.

Enfim, são apenas alguns detalhes que você precisa levar em consideração para amenizar os efeitos do jet lag. Ah, e antes que você pergunte se essas dicas funcionam, saiba que sim, embora o verdadeiro remédio seja o tempo. Então, respeite seu corpo e dê tempo para que ele se adapte de acordo com o momento.

Agora que você já sabe como enfrentar o jet lag, planeje sua viagem!

Além de planejar cuidadosamente a sua viagem, nossa equipe também reforçará todas essas dicas para você! Lazer ou Corporativo, nosso foco é Turismo! Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.

Leave a Reply

Text Widget

Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Donec sed odio dui. Etiam porta sem malesuada.

Comentários