Certamente, um dos temas que mais levantam dúvidas entre os viajantes, é a bagagem de mão. Isso porque, antes do embarque, as empresas fazem a fiscalização dos itens, bem como das medidas e do peso permitidos.
Sendo assim, como ninguém deseja passar por situações desconfortáveis e, muito menos, esquentar a cabeça em relação ao que pode e não pode levar na bagagem de mão, cá estamos: com um guia definitivo sobre o assunto para tornar a sua viagem tranquila e proveitosa!
Neste artigo, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre a bagagem de mão e esclarecer as principais dúvidas sobre o tema. Preparado? Então, confira:
O que é bagagem de mão?
A bagagem de mão é aquela que você não precisa despachar na hora do check-in e que pode ser levada consigo para dentro da aeronave sem nenhum custo adicional, independente da tarifa adquirida.
Diferente das bagagens despachadas, as quais são entregues na hora do embarque e recolhidas no destino final, a bagagem de mão é inteiramente de sua responsabilidade. Isto é, caso você a perca ou esqueça, não será indenizado por ela.
Ela pode ser uma mala, bolsa ou mochila. Em contrapartida, seja qual for a sua escolha, ela precisa estar de acordo com as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). As normas para bagagem de mão foram criadas para que todas, sem exceção, pudessem caber nos compartimentos acima das poltronas de aviões e também dos ônibus de viagem.
Entendido isso, agora vamos para as medidas e peso permitidos.
Pesos e medidas da bagagem de mão
Em primeiro lugar, saiba que o peso máximo permitido para o transporte da bagagem de mão pode variar de acordo com a cia aérea escolhida. Então, fique atento às regras antes de realizar a sua viagem.
Mas, de um modo geral, a ANAC define que o peso máximo é de até 10 kg em voos nacionais. A regra se aplica para as cias LATAM, Azul e Gol. Ou seja, se o voo é dentro do Brasil, nada de ultrapassar os 10 kg!
Já em voos internacionais, cada uma tem a sua própria classificação, como por exemplo, a LATAM, que permite 8kg na classe econômica ou 16kg na premium economy.
Quanto às medidas da bagagem de mão, fique atento na forma de medir a sua. Pois ela precisa ter 35 x 25 x 55 cm, comprimento, largura e altura, respectivamente. No entanto, essas dimensões já incluem alças, bolsos e rodinhas, heim!
Novamente, destacamos: tais regras podem sofrer alteração de acordo com a companhia aérea, portanto, informe-se com antecedência com a empresa responsável e/ou consulte seu agente de viagens.
Itens proibidos na bagagem de mão
É provável que você saiba de alguns dos itens que são proibidos, mas é sempre bom reforçar, né? Então, seguindo as regras da ANA, não podem ser levados:
Armas: de fogo, de pressão, choque elétrico ou químicas. Inclusive as réplicas ou brinquedos. Além de estilingues, sprays de pimenta, neutralizantes ou ácidos;
Objetos cortantes ou pontiagudos, como: picadores de gelo, machados, equipamentos de artes marciais, facas, tesouras, navalhas, canivetes e/ou instrumentos multifuncionais, como por exemplo, lâminas superiores a 6 cm.
Ferramentas de trabalho: furadeira e brocas? Esqueça! Pés de cabra, chaves de fenda, serras, martelos, marretas, pistolas de pregos e outras também são proibidas;
Substâncias incendiárias, inflamáveis ou explosivas: detonadores, estopins, minas, fogos de artifício, pólvora, aerossóis, gases inflamáveis, isqueiros tipo maçaricos e etc.
Substâncias químicas, tóxicas ou qualquer outro item perigoso, como: cloro, alvejante, baterias com líquidos corrosivos, venenos, materiais infecciosos e radioativos.
Itens permitidos, mas com regras específicas
Alguns objetos específicos podem ser levados na bagagem de mão, desde que as regras sejam respeitadas. Portanto, listamos alguns que você pode levar tanto em voos nacionais quanto internacionais:
Lixo de unha metálica somente sem ponta ou aresta cortante com até 6 cm;
Aparelho de barbear e tesouras arredondadas devem ter lâminas menores de 6 cm;
Termômetros de medição térmica são permitidos;
Isqueiros são permitidos, mas só a gás ou fluido;
Bastão de selfie, desde que o peso e volume não ultrapasse os limites permitidos da bagagem de mão;
Em voos domésticos é possível levar até 4 unidades de spray de uso médico ou higiene pessoal, mas somente em frascos de até 300 ml ou 300 g.
Viajar apenas com uma bagagem de mão é vantajoso?
Decerto você deve estar se perguntando sobre isso… Acertamos? Se sim, saiba que a nossa resposta é: depende.
Pois é totalmente possível viajar com apenas uma única bagagem de mão, no entanto, alguns fatores devem ser levados em consideração, como: seu nível de desapego, a duração da sua viagem, se deseja praticidade ou se é do time que quando viaja leva a casa.
Uma vantagem de viajar somente com ela, é que você economiza nas taxas de despache. Simples assim. Além disso, tem também a vantagem de pular o check-in e não ter que se preocupar em aguardar a sua mala aparecer quando chega no destino.
Mas, novamente, deixamos claro que fica a seu critério, viu? Não deixe de se planejar com antecedência!
5 dicas para viajar apenas com a bagagem de mão
Dicas de como viajar somente com a bagagem de mão são sempre muito bem-vindas, concorda? Então, se você já está decidido que a sua próxima viagem será só com ela, separamos alguns conselhos sinceros para te ajudar nessa missão.
#1 Equipamentos eletrônicos e outros itens de valor na bolsa pessoal
Câmeras, joias, notebooks, carregadores e outros podem ser levados na sua bolsa pessoal. Assim eles ocupam menos espaço na sua bagagem de mão.
#2 Seja criativo
Separe seus looks de acordo com os dias da sua viagem. Faça combinações inteligentes e escolha peças coringas. Enfim, seja versátil.
#3 Reduza o tamanho dos seus acessórios
Secador de cabelo e chapinha? Aposte nos portáteis! Além deles serem menores, o que facilita o transporte, sua bagagem não corre o risco de ultrapassar o peso permitido. Ah… os líquidos de perfumes, xampus e/ou condicionadores podem ser colocados em mini embalagens.
#4 Não usa em casa? Não leve para viagem!
Aquela roupa esquecida no guarda-roupa ou aquele calçado que você amava, mas já não usa tanto, deixe-os em casa. Se você não usou nos últimos meses ou anos, acredite, não será na viagem que você usará.
#5 Casacos na mão
Fique tranquilo, você pode carregar seu casaquinho na mão sem ter que pagar nada a mais por isso. As companhias aéreas liberam!
Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos!
Agora que você já sabe tudo sobre a bagagem de mão, que tal compartilhar com seus amigos? Pois temos certeza que nossas dicas e informações vão esclarecer muitas dúvidas, afinal, preparamos este conteúdo já com essa intenção, né?
Para mais conteúdos como este, siga a Foccus Turismo no Instagram.