(71) 99977-1718 vendas@foccusturismo.com.br

Pode levar comida na viagem de avião? Veja os alimentos permitidos

Está com a sua viagem programada neste 2023? Se sim, hoje viemos esclarecer uma dúvida bem frequente entre os passageiros: pode levar comida na viagem de avião? Esta é, inegavelmente, uma das perguntas que os viajantes mais fazem na internet, afinal, nem sempre o cardápio da companhia aérea agrada todos os paladares. 

Mas, antes de respondermos essa questão, é fundamental entender o que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) diz sobre o assunto, não é mesmo? Então, confira a seguir. 

O que diz a ANAC sobre levar comida no avião? 

A ANAC é o órgão regulador da aviação no Brasil, portanto, as companhias aéreas seguem suas determinações. Quando se trata de comida no avião, a agência não tem um posicionamento tão rígido se comparado a outros assuntos.

A página da ANAC, a qual especifica o que é permitido transportar durante o voo, trata somente sobre a alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais. Esses itens você pode levar tanto em bagagem de mão quanto em bagagem despachada. No entanto, a respeito de levar comida no avião e consumi-la durante o voo, as restrições existentes estão relacionadas com a regras agropecuárias do país destino, o que nos leva ao próximo tópico.

As regras variam de acordo com o destino

Em primeiro lugar devemos destacar que sim, você pode levar comida no avião, desde que ela esteja dentro da sua bagagem de mão. Então, não esqueça de reservar um espaço para os alimentos. 

Tanto em voos domésticos quanto em voos internacionais é possível levar comida na viagem, mas as regras podem mudar conforme o país e a cia. aérea escolhida. De um modo geral, produtos de origem animal e vegetal não podem ser transportados entre as fronteiras. 

Mas, para não ter dores de cabeça e/ou ter que lidar com algumas possíveis situações desagradáveis, separamos exatamente tudo o que é e não é permitido levar.

Alimentos permitidos em voos nacionais

Depois de pesquisar e conferir as regras da companhia aérea, você saberá o que pode levar para comer no avião. No entanto, diferente dos voos internacionais, os domésticos seguem regulamentações mais brandas. Ou seja, permitem uma boa variedade de alimentos, como: pão, sanduíches, cereais, pizza, bolos, chocolate, frutas secas, tortas e bolachas.

Além disso, itens pastosos e líquidos também podem embarcar com você. Porém, é importante ficar atento às embalagens, pois elas devem ter — no máximo — 100 ml. Alguns exemplos: geleia, húmus, requeijão, molhos, iogurte, óleos, vinagres e líquidos em geral, como chás, sucos e refrigerantes. Vale destacar que a maioria das frutas e legumes frescos não são permitidos para transporte, pois há risco de pragas.

Outra dica importante é: se quiser despachar os alimentos na bagagem, embale-os adequadamente e respeite as regras do destino final.

Alimentos permitidos em voos internacionais

Por conta das restrições que cada país adota para a entrada de alimentos vindos do exterior, em caso de voos internacionais, a situação muda. Então, se você estiver retornando para o Brasil, por exemplo, deverá seguir as regras da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), um setor vinculado ao Ministério da Agricultura.

Apesar de alguns alimentos serem autorizados, você terá de retirar o alimento de dentro da mala de mão, juntamente com os líquidos, para passar pelo raio-x. A lista com todas as comidas permitidas estão no site da Vigiagro.

Desde que acondicionados em sua embalagem original e ainda lacrados, você pode retornar ao Brasil portando uma série de alimentos, como: amêndoas torradas e salgadas, bebidas destiladas e fermentadas, sucos, geleias em conserva e demais produtos industrialmente esterilizados, pasteurizados, secos e etc.

O que não pode levar para comer no avião

Certas restrições valem para todos os tipos de voos, pois são políticas adotadas pelas próprias companhias aéreas. Para começar, o transporte de produtos perecíveis, pois estragam com facilidade. 

Nesse sentido, outra regra amplamente adotada, mas ainda mais rigorosa em voos internacionais, diz respeito ao transporte de líquidos em recipientes de até 100 ml na bagagem de mão. Isso vale tanto para artigos de higiene quanto para artigos alimentícios.

Itens proibidos no transporte:

  • Carnes in natura ou industrializadas (embutidos, enlatados e/ou pescados);
  • Ovos e alimentos não processados;
  • Leite e seus derivados, como queijo, manteiga, entre outros;
  • Frutas e vegetais;
  • Mudas, sementes e hortaliças.

Sugestões do que levar de comida na viagem de avião

Basicamente, se for levar comida no avião , escolha alimentos secos e com embalagem própria. Afinal, são de fácil consumo.

Prefira levar sanduíches, bolachas salgadas ou doces, barrinhas de cereal, bolo, frutas desidratadas ou secas. Enfim, o importante é escolher alimentos que saciem, mesmo que minimamente, a fome, que não causem azia e que possam ser consumidos de maneira rápida e prática.

É muito difícil sugerir o alimento ideal para levar, sendo assim, cogite fazer um simples planejamento. Assim você não apenas evita ficar sem comer por muitas horas, como ainda evita gastos excessivos com comida nos aeroportos.

Tem alguma dúvida? Fale conosco!

São muitas regras e restrições, não é mesmo? Mas, fique tranquilo, porque estamos aqui para tirar toda e qualquer dúvida não esclarecida. 

Entre em contato conosco. Será um prazer te ajudar nessa jornada!

Leave a Reply

Text Widget

Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Donec sed odio dui. Etiam porta sem malesuada.

Comentários